Encaminhamentos

Encaminhamentos são propostas de ações ou projetos deliberados em reunião que não podem ser realizados durante a edição corrente do CoNE (por exigirem maior tempo para serem feitos ou terem que ser implantados no intervalo entre reuniões, sendo retomados na reunião seguinte para avaliação).

A seguir, confira o vídeo realizado pelo CADUNESP, explicando os encaminhamentos da última edição do CoNE Design Inverno, além da listagem completa dos mesmos.

Lista dos encaminhamentos

// Encaminhamento 01 - De acordo com o Encaminhamento 9 do Cone Verão 2014, o GT de coleta de dados do grupo do Yahoo foi formado nessa edição do CoNE Inverno 2014 e apresentará a coleta de dados no Chat do CoNE, dado que esta edição teve como pauta principal a Reformulação do Estatuto. Em caráter experimental, esta plataforma voltará a ser utilizada como base de dados do CoNE. Ficando responsáveis o CADEM-XV de Novembro (UFG), CADEG (UFG) e Mayara Kise (colaboradora).

// Encaminhamento 02 - Tendo como base a reforma do Estatuto, reestruturar a identidade visual do CoNE Design. Esta será projetada pelo Cambada PET Design - Escritório Modelo e o encaminhamento estará sob coordenação da UFCA. A primeira proposta de marca será apresentada 3 meses após o recebimento do Briefing e poderão ser sugeridas pequenas alterações. A marca finalizada será apresentada no CoNE Verão 2015 e deverá ser votada. Após aprovação, deverá retornar para o Cambada PET Design - Escritório Modelo , afim de realizar-se a aplicação da marca. Três meses após aprovação, apresenta-se a proposta de aplicação da marca e poderão ser sugeridas alterações. A proposta final de aplicação será apresentada no CoNE Inverno 2015 e deverá ser votada. Caso alguma proposta não seja aceita, o prazo será estendido.

// Encaminhamento 03 - A Mesa Coordenadora atual, continuará sua função em caráter experimental sendo responsável por escolher e treinar a próxima formação para o CoNE Verão 2015. A Mesa Coordenadora atual deverá estar representada durante o CoNE Verão 2015.

// Encaminhamento 04 - Que o Chat do CoNe seja realizado no dia 2 de novembro de 2014.

// Encaminhamento 05 - Que a Mesa Coordenadora se responsabilize por entrar em contato com colaboradores para atualizar o site do CoNE Design e a programação do site fica a cargo do colaborador Eduardo Quagliato.

// Encaminhamento 06 - Fica sob responsabilidade da próxima CONDe organizar uma atividade com organizações que representem os profissionais de Design.

// Encaminhamento 07 - Que haja um contato entre representantes do CoNE Design e as CORDe’s atuais para ligar as discussões do CoN ao conteudo dos R’s. As ações devem ser levadas para o R e um feedback deve ser levado para o CoNE.. R Sul, responsável CADesign Univille e CADI (UFPR); R Misto, responsável CADUNESP e Ciro Fico (colaborador); R Recife, responsável UFCG.

// Encaminhamento 08 - Que a CONDe tenha a responsabilidade de passar o conteúdo da mesa com as mesmas ferramentas de divulgação do conteúdo do evento, sendo assim, a mesa deve ter a responsabilidade de encaminhar os conteúdos para a CONDe vigente.

// Encaminhamento 09 - Elaboração de um plano de ação que abranja desde a reformulação do estatuto até ações posteriores. Esse plano de ação será um documento em que constem os objetivos das ações do último CoNE, cabendo seus métodos de execução a serem estabelecidos pelos representantes e participantes. Este plano será elaborado no CoNE Verão 2015, sendo todos os representantes presentes no CoNE Inverno 2014 e CoNE Vrão 2015 colaboradores, afim de elencar essas ações. O encaminhamento fica sob a coordenação do GFAU (USP) e CADUNESP.

// Encaminhamento 10 - Em caráter experimental, que a Mesa Coordenadora seja responsável por digitalizar os Estatutos entregues para credenciamento, disponibilizando-os no grupo do Yahoo, de modo a criar um banco de dados de estatutos para que entidades de base que não o tenham possam usá-lo como base em sua elaboração.

// Encaminhamento 11 - Logo após a reformulação do Estatuto, será produzido um regimento que tem por finalidade estabelecer normas para a regulamentação das instâncias do Movimento Estudantil de Design em nivel nacional. Até o ConE Verão 2015, ficando por responsabilidade de CADEG (UFG), CADeM - XV de Novembro (UFG), UFCA, GFAU (USP).

// Encaminhamento 12 - Após aprovação do regimento, será inserido um artigo no Estatuto vinculando o regimento ao mesmo. Para ser aprovado no CoNE Verão 2015.

// Encaminhamento 13 - A PNU será imediatamente suprimida do Estatuto do CoNE Design afim de ser reestruturada e posteriormente fazer parte do Regimento do Estatuto. O prazo para a reestruturação da PNU é o mesmo prazo da elaboração do Regimento. Dessa maneira, serão suprimidos do estatuto os capítulos: Capitulo III, Capitulo V - Art.13 Inciso V, Capitulo VIII - Art.23 Inciso XII, Capitulo XIV - Art.45 Anexo. A reestruturação fica sob a responsabilidade do CADeM - XV de Novembro (UFG), IDA, CADI (UFPR) e Thayane Rocha (colaboradora), que deverão trazer um feedback com as ponderações levantadas e uma proposta de mudança.

// Encaminhamento 14 - Modificação do Capitulo I - Art.1 do Estatuto do CoNE Design para “O Conselho Nacional dos Estudantes de Design - CoNE Design, fundado a 22 de julho de 1998 e reformado em 8 de julho de 2006 organizado na forma deste Estatuto e legislação aplicável, é órgão máximo deliberativo sem nenhuma filiação orgânica com qualquer partido político, sem visar lucro, que reúne, articula, mobiliza e representa os (as) estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos superiores de Design do Brasil”

// Encaminhamento 15 - Modificação do Capitulo I - Art.1 Inciso I do Estatuto do CoNE Design para “O CoNE Design será organizado por estudantes associados(as) à Entidade de Base eleita CONDe (Comissão Organizadora do Encontro Nacional dos Estudantes de Design) e sediado na cidade eleita para o N Design (Encontro Nacional dos Estudantes de Design) em duas edições ordinárias consecutivas;”

// Encaminhamento 16 - Suprimir do Capitulo I - Art.1 Inciso III do Estatuto do CoNE Design o trecho “ou não presentes”

// Encaminhamento 17 - Modificação do Capitulo I – Art. 1 Inciso IX para: “O CoNE Design acontece anualmente em duas datas oficiais ordinárias, sendo a primeira preferencialmente no primeiro semestre e até cinco meses antes do N Design, e a segunda durante o encontro. Sua quantidade de reuniões nessas datas será estabelecida pela CONDe respeitando o mínimo estipulado de 14 horas de espaço deliberativo, compreendido por sessões diárias e Plenária Final.”

// Encaminhamento 18 - Modificar o Capitulo II – Art.5 Incisos I e II do Estatuto do CoNE Design para: “Art. 5 - são objetivos específicos do CoNE Design: I - Articular, mobilizar e representar seus membros representados, imprimindo unidade a sua ação no sentido da solução de seus problemas comuns; II – Agenciar a integração entre os (as) participantes visando a sua formação.

// Encaminhamento 19 - Suprimir do Capitulo II – Art. 5 Inciso III o termo “público”

// Encaminhamento 20 - Substituir no Capitulo II – Art.5 Inciso IV o termo “órgão” por “CoNE Design”

// Encaminhamento 21 - Modificação do Capitulo II – Art.5 Inciso V para “Promover e incentivar o inter-relacionamento e atividades conjuntas com associações congêneres estudantis, docentes, profissionais e movimentos sociais, reservando sempre a total autonomia do órgão”

// Encaminhamento 22 - Modificação do Capitulo IV – Art.7 para “RepresentantesCredenciados(as) são estudantes delegados pela respectiva Entidadede Base ou estudantes regularmente matriculados(as) das Instituiçõesde Ensino Superior para representar todos os membros a ela associados de acordo com as designações do artigo 9 deste Estatuto”

// Encaminhamento 23 - Modificação do Capitulo IIV – Art.8 Inciso IV para Respeitar e fazer valer as decisões por maioria simples do CoNE Design, contanto que elas não firam este Estatuto;”

// Encaminhamento 24 - Modificação do Capitulo IV – Art.9 Inciso VII para ”De ser contemplado(a) com o benefício da gratuidade na inscrição do N Design em sua plenitude (subsídio de alimentação, alojamento, pacotes referentes às atividades de integração e a inscrição do próprio Encontro), exceto pacote de festas”

// Encaminhamento 25 - Modificação do Capitulo IV – Art.11 Inciso I para “O (a) Representante delegado(a) por sua Entidade de Base só poderá solicitar credencial junto à Mesa Coordenadora mediante apresentação de original, ou cópia autenticada em cartório, e entrega de cópia simples dos seguintes documentos:”

// Encaminhamento 26 - Modificação do Capitulo IV– Art.11 Inciso I § ÚNICO para “Caso não haja registro em cartório da ata de posse, a Entidade de Base poderá enviar outros documentos comprobatórios da posse anexados a uma carta explicativa assinada pela Coordenação do curso, registrados ou com reconhecimento de firma em cartório, e essa documentação estar sujeita à avaliação da Mesa Coordenadora.”

// Encaminhamento 27 - Modificação do Capitulo IV – Art.11 Inciso III para “A credencial do(a) Representante é pessoal e transferível apenas para o seu suplente legitimado. O uso por terceiros implicará na anulação imediata da credencial”

// Encaminhamento 28 - Supressão do Capitulo IV – Art.11 Inciso IX

// Encaminhamento 29 - Modificação do Capitulo VI – Art.15 para “A Mesa Coordenadora é composta por um(a) Coordenador(a), um(a) Secretário(a) e seus (suas) respectivos(as) Suplentes, sendo estes Encaminhamento 30 - cargos compostos por estudantes regularmente matriculados(as) em qualquer curso superior de Design indicados pela Entidade de Base que está sediando o CoNE Design com no máximo um mês de antecedência.”

// Encaminhamento 31 - Modificação do Capitulo VI – Art.15 inciso II para“Os (as) integrantes da Mesa Coordenadora devem permanecer neutros frente aos pontos de pauta abordados durante as reuniões do CoNE Design. Caso haja percepção, por parte dos representantes, da parcialidade de um integrante daMesa Coordenadora, este será passível de substituição”

// Encaminhamento 32 - Modificação do Capitulo VI – Art.16 inciso XII para “Corrigir e publicar as atas de reunião e o Estatuto com as alterações realizadas no CoNE Design em até 45 dias após o término da edição do CoNE Design em questão.

// Encaminhamento 33 - Transferir, em caráter experimental, o dever identificado no Capitulo XIII Art. 23 Inciso VI, como novo inciso para o Capitulo VI Art. 16.

// Encaminhamento 34 - Adição do seguinte § ÚNICO ao Capitulo VIII Art 23 Inciso VII: “Em caso de problemas técnicos, a Mesa Coordenadora e os presentes em reunião podem tomar medidas necessárias para viabilizar a realização do Espaço Deliberativo.”

// Encaminhamento 35 - Modificação do Capitulo IX – Art.24 para “Todo e qualquer CoNEDesign, bem como suas deliberações devem ser registrados e documentados em atas para fins de legitimação, arquivamento e publicação das mesmas, sendo devidamente legitimadas pelos(as) estudantes presentes no CoNE Design.”

// Encaminhamento 36 - Modificação do Capitulo XI – § Único para “Qualquer atividade estudantil de Design é de responsabilidade total dos (das) estudantes que a realizam, ficando a critério deles(as) próprios(as) a atribuição de qualquer mérito de participação ao CoNE Design, exceto o N Design”

// Encaminhamento 37 - Modificação do Capitulo XI – Art.33 para “O CoNE Design não tem poder de proibir a realização de qualquer atividade dos (das) estudantes de Design, exceto o N Design”

// Encaminhamento 38 - Adição de artigo ao final do Capitulo IX: Para fins de registro em ata e veiculação do nome dessas entidades, as siglas utilizadas para se referir ao Conselho Nacional dos Estudantes de Design, Pré Comissão Organizadora do Encontro Nacional dos Estudantes de Design, Comissão Organizadora do Encontro Nacional dos Estudantes de Design e Encontro Nacional dos Estudantes de Design para CoNE Design, Pré- CONDe, CONDe e N Design, respectivamente.

// Encaminhamento 39 – Correção das grafias dos termos que se referem às siglas citadas no “Encaminhamento 27”, conforme identificado nos: Capitulo I Art 1 Inciso I e II; Capitulo I Art 1 Inciso II § ÚNICO ; Capitulo I Art 1 Inciso VI ao IX; Capitulo I Art 2 ; Capitulo II Art 3 § ÚNICO ; Capitulo II Art 4 Inciso IV e V; Capitulo II Art 5 § ÚNICO; Capitulo III Art 6 Inciso I ao V; Capitulo III Art 8 Inciso I ; III ao VII Capitulo IV Art 9 Inciso II; III; V; VI; VIII Capitulo IV Art 9 Inciso VIII § 1 ao 3; Capitulo IV Art 11 Inciso IV; V; VII; Capítulo V Art. 12 ; Capítulo V Art. 13 Inciso I ao III; Capítulo V Art. 14 Inciso II ao VII ; Capítulo VI Art. 15 ; Capítulo VI Art. 15 Inciso II ; Capítulo VI Art. 16 Inciso II; III; VI; VIII; IX; X; XII; Capitulo VII Art 18 ; Capitulo VIII ; Capitulo VIII Art 20 ; Capitulo CCI Art 21 Inciso I e II; Capitulo VIII Art 21 § ÚNICO; Capitulo VIII Art 21 Inciso IV ao VIII ; Capitulo VIII Art 22 ; Capitulo VIII Art 22 Inciso I; II; IV; V; Capitulo XIII Art 23 ; Capitulo XIII Art 23 Incisos I ao XI ; Capítulo IX Art. 25 e 26 ; Capítulo X Art. 27 ao 29 ; Capítulo XI § ÚNICO; Capítulo XI Art. 30 ao 33 ; Capítulo XII Art. 34 e 35 ; Capítulo XII Art. 36 e Incisos I e II ; Capítulo XII Art. 37 e 38 ; Capítulo XIII Art. 39 e 41 ; Capitulo XIV Art. 43 ao 45 ;

// Encaminhamento 40 - Criação de um GT que estude as possibilidades de definições de cursos de graduação de ensino de Design e abragência dos estudantes de cursos técnicos (assim como suas definições). O GT é responsável por trazer no CoNE Verão 2015 modelos de modificação de artigos, referentes a essa pauta, no estatuto, abrangendo cursos técnicos definindo-os ou não, assim como os cursos superiores de ensino. A IFPB (Campus Cabedelo) e Ciro Fico (colaborador) ficam responsáveis por esse encaminhamento.

// Encaminhamento 41 - Abranger “ corpo estudantil” ao se referir à representação no CoNE Design (Exemplo: Entidades de base e corpo estudantil), conforme identificado nos: Capitulo II Art 3 § ÚNICO ; Capitulo II Art 5 Inciso VII ; Capitulo III Art 6 Inciso II; IV; Capitulo IV Art 9 Inciso XIII § 2 ; Capitulo V; Capitulo V Art 13; 14; Capitulo VIII Art 21 Inciso III ; Capitulo IX Art 25 ; Capitulo XIII Art 41;

// Encaminhamento 42 - Após aprovada e efetivada a reforma do Estatuto, existirá um periodo de 30 dias para revisões ortográficas. CADeUFAM e Mayara Kise (colaboradora).

// Encaminhamento 43 - Que os votos referentes aos encaminhamentos 45 e 46 sejam justificados por cada Representante.

// Encaminhamento 44 - De acordo com as deliberações realizadas entre os encaminhamentos 12 e 43 averiguamos que a proposta de reformulação do estatuto foi de alguma forma efetivada e votada.

// Encaminhamento 45 - Que seja eleita a 25ª Comissão Organizadora do Encontro Nacional dos Estudantes de Design, tendo como candidata única, Pré-CONDe SP 2015, a sediar a próxima edição do N Design no ano de 2015. <3